Julho Verde: mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

21/07/2021 | Artigos e Dicas, Botucatu/SP, Cuidados Pessoais, Minuto Prever, Mogi das Cruzes/SP, Notícias, São Manuel/SP, São Paulo, Saúde, Uncategorized

A campanha Julho Verde, lançada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), chama a atenção para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, responsável por cerca de 10 mil mortes a cada ano no país.

Especialistas e entidades médicas querem conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil tanto em homens quanto em mulheres.

O dia 27 de julho foi escolhido para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Pacientes: O Inca estima que, no total, devem ser diagnosticados 685 mil novos casos de câncer no Brasil no triênio 2020-2022, incluindo todas as áreas da doença.

O principal tipo de câncer nos homens é o de boca e, nas mulheres, o de tireoide. Para o câncer de boca, o principal é evitar tabagismo (fumo) e etilismo (álcool). Somados, os fatores aumentam em mais de 30 vezes a chance de ter câncer na cavidade oral.

Outra recomendação é evitar o uso de próteses dentárias mal adaptadas, que causam trauma crônico na região da boca e podem ter uma cicatrização viciosa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de cabeça e pescoço é o nono tipo de câncer mais comum no mundo.

Busque sempre orientação do seu médico. Agende sua consulta e esclareça suas dúvidas. O diagnóstico precoce pode salvar vidas.

 

 

Um plano de Assistência Familiar completo, há mais de 50 anos no mercado. 

Quando você mais precisar, conte conosco!